O Golpe dos 91%

terça-feira, 30 / janeiro / 2007

Desde que eu ouvi pela 1ª vez essa história, eu fiquei intrigado, pois eles nem tinham se preocupado em inventar uma desculpa pro aumento, simplesmente um grupo de deputados resolveu, em final de mandato, dar um aumento estratosférico para si próprios!

Bem, o descaso com a opinião pública é pratica freqüente em nosso país, mas sempre davam desculpas pra gente, por mais esfarrapadas que fossem. E eu não fui o único a perceber a estranha forma em que isto foi feito: Em vez de uma votação secreta e incontestável, eles fazem uma reuniãozinha com alguns líderes, sendo que muitos estavam em final de mandato e não se importariam mesmo em se queimarem com o povão (até a próxima eleição ninguém lembrará disso, aliás, alguém ainda lembra os nomes deles?).

Assim apenas um pequeno grupo se queimou realmente, e o resto acabou tomando posição contra o aumento, acabando por limpar sua imagem e a do congresso pois uma votação desta certamente seria derrotada. Além disso, repararam na presteza com que os dois outros poderes reagiram? O Judiciário fez uma ação de inconstitucionalidade e o executivo vetou. Com rapidez e eficiência incríveis mesmo!

Agora criou-se no imaginário popular o seguinte cenário: parlamentares malvados querem aumentar seus já incríveis salários! Mas os parlamentares bonzinhos e os outros poderes se unem para acabar com seus planos maléficos! E tcharam, o bem venceu! Êêêê, a nossa democracia funciona! Nossos políticos são quase todos honestos! E nesses quatro anos, eles vão concertar o Brasil! Êba, Viva o Brasil! Êêêê!

Sinceramente isso me parece mais uma jogada de marketing político! Ou eu que sou cético demais?

Flw

Deixe um comentário

